quinta-feira, 10 de maio de 2007

Demissão do cargo exercido á 10 anos.


Carta aberta á população da Freguesia de Peral

Ricardo Miguel Batista Matias Rua 20 de Janeiro, 35 2550-450 – Peral – Cadaval matiassleepwell@gmail.com
CARTA ABERTA Á POPULAÇÃO DA FREGUESIA DO PERAL Uma década a servir a minha Freguesia; Conforme sabem deixei de exercer as minhas funções de Secretário da Junta de Freguesia de Peral, após 10 anos de exercício público, que muito me honra. Certamente, muitos de vós estão a perguntar-se por que motivo estarei eu a escrever uma carta aberta á População da minha Freguesia, pois porque é uma forma directa de lhes transmitir as razões do meu afastamento do cargo até então, por mim exercido. Foram 10 anos de trabalho comunitário e não 10 dias ou meses, seria indelicado da minha parte, partir sem uma explicação àqueles que em mim acreditaram desde que me propus a participar nesta maratona de carolice para com a sociedade. Não me arrependo de nada, pois fi-lo com gosto e a dedicação possível dentro das minhas capacidades profissionais e pessoais. Desde muito novo, lembro-me tinha 16 anos de idade quando pela primeira vez assumi a responsabilidade de liderar uma equipa de trabalho composta por pessoas de várias idades e sexos, mas todos com um único objectivo, realizar os tradicionais festejos de Verão na localidade de Casais do Peral, este foi de facto o meu primeiro desafio. Daí para cá, já perdi a conta das várias iniciativas a que me propus, desde Festas tradicionais, romarias, acções desportivas, peditórios, até á construção daquele que é para mim o grande marco da minha Terra a Sede da Associação de A. C. R do Peral e a Sede da Junta de Freguesia, que foi também o mote para iniciar a minha vida autárquica, onde desde então passei a ter uma visão não apenas restrita ao Peral e Casais do Peral, mas sim a toda a Freguesia. Foi com o Senhor José Morais, antigo Presidente de Junta de Freguesia, pessoa que muito apreço e estima tenho, que comecei a dar os primeiros passos, com ele trabalhei quatro anos da minha vida, seguiu-se então mais dois mandatos, este ultimo interrompido a meio com o Senhor Rui Soares, actual Presidente de Junta de Freguesia e que tem feito o melhor que sabe e pode á frente dos destinos desta nossa querida Freguesia. Como vêm, e sabem, estas duas pessoas que aqui subscrevo têm ideologias politicas completamente opostas segundo se consta e a verdade é que eu trabalhei bem com ambos, e porquê? Com ambos a melhoria e desenvolvimento da Freguesia inclusive a sua própria qualidade de vida assim como seus familiares e amigos, aos poucos foi melhorando, mas muito há a fazer na nossa Freguesia inclusive situações de extrema prioridade como é o alargamento do Cemitério Paroquial da Freguesia que é o que mais me deixa preocupado. Eu sou daqueles que acredito nas pessoas, talvez por isso tenha enfrentado tantas amarguras na vida, contudo rejo-me por valores que me proporcionam um bom carácter e pretendo transmiti-los á minha filha. Saio, porque a minha vida profissional actualmente, não me permite desempenhar como eu gostaria as minhas funções na Junta, daí, apresentei o meu pedido de demissão, saio, com a consciência que fiz tudo o que me foi possível fazer para melhorar a qualidade de vida dos Fregueses da Freguesia do Peral, sei, que directa ou indirectamente ajudei você que está a ler esta carta ou um familiar ou amigo ou vizinho ou simplesmente um conhecido seu. Quero que saibam que sempre estarei disponível para a minha Freguesia, desde que as condições existam, profissionais, particulares, familiares e principalmente humanas e não hesitarei em regressar se for esse o desejo da maioria das pessoas da minha bela e amada Freguesia da qual sinto um orgulho imenso em dizer «EU SOU DA FREGUESIA DO PERAL, CONCELHO DO CADAVAL, SOLAR DA PÊRA ROCHA SABE ONDE É? Obrigado